WhatsApp Image 2021-07-05 at 10.01.11.jpeg

PRIMEIRA ESCAMBARIA FEMINISTA 

No sábado, dia 25/04/2020, realizamos a I Escambaria Feminista, uma proposta de rede de fortalecimento de mulheres, com saberes e experiências de vida diversas, partilhas de narrativas e conhecimentos, buscando potencializar a nossa percepção sobre ser mulher neste mundo, viabilizando ações no nosso dia a dia.

A nossa intenção com a Escambaria Feminista é que essa teia se estenda ao ponto de criarmos conjuntamente outras ações que deem suporte às mulheres, seja no âmbito da educação, da cultura, da economia criativa, ou outros percebidos como necessidade do coletivo.

Neste primeiro encontro realizamos tramamos em um tear permeado de diálogos, cantos, assim como a apresentação da proposta do projeto e leitura de textos que falam sobre a Mulher.

A atividade ocorreu em um plataforma virtual, mas se estabeleceu como um encontro cheio de afeto, uma ação de fortalecimento em tempos de quarentena.

  Mulheres com diferentes experiências de vida, idades, com e sem filha(o), mãe, avó, filha, professora, artista, lojista, estudante… Diferentes mulheres unidas com o desejo de se fortalecerem, juntas.

Falamos do arquétipo da jovem de espírito curioso e destemida que vive em nosso espírito e também da velha sábia que podemos acessar em nossa alma. Falamos das Moiras, as Fiandeiras, as Senhoras da Fortuna que representam a vida, o ciclo do nascer do fio, o tramar e o arrematar, muito presentes no curso de todas as nossas experiências… Tecemos memórias e colares, pulseiras, brincos, resgatando a confiança em nosso próprio potencial como grandes mulheres-aranhas.
Esta foi a primeira oportunidade de encontro. A ideia da Escambaria Feminista é estabelecermos outras rodas, sejam virtuais, ou, passando o isolamento social, presenciais. 
#escambariafeminista
#pontosdefiandeiras