REDE DE PARCERIAS

O grupo Pontos de Fiandeiras vem tecendo os seus trabalhos com a seguinte aspiração: estabelecer redes comunicantes, criativas, potentes, entre artistas, grupos, coletivos, das variadas linguagens que dialogam com o fazer cênico na cidade de Santo André e para além dela.


Das tramas entretecidas até aqui citamos fiandeiras e fiandeiros com quem estabelecemos encontros e trabalhamos na concretização dos nossos projetos. São eles:



Adélia Nicolete. Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade de São Paulo. Dramaturga, professora e pesquisadora. Bloga em http://materiavertente.blogspot.com.br/ e manteve o blog http://dramaturgiapontocorrente.blogspot.com.br/ durante a criação da peça “Ponto Corrente”.

Ana Claudia Pento. estudou na Instituição de Ensino Universidade Federal de São Paulo. Atriz em diversos grupos teatrais. Ministrou aulas na Espaço CO2 em Ribeirão Pires. Trabalhou como professora na Escola Waldorf Pomar em Ribeirão Pires.

Angela maria Prestes. Atriz formada pela Escola Livre de Teatro. Realizou cursos na Escola livre de Cinema e Vídeo. Atuou em diversos grupos teatrais. Participa como atriz do Grupo de Cinema AP 43. 

Ana Paula Patrone. Cursando Graduação em Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP. Curso de Técnicas de Palco – SP Escola de Teatro. Coordenador: J.C.Serroni (2013 - 2014). Curso de Canto Lírico – Escola Municipal de Musica “Maestro Alfredo Della Ricca” (2011). Técnico em Design de Interiores – ETEC Julio de Mesquita (2002 – 2003). Integra o Garagem de Teatro. Participação em Espetáculos Teatrais (Atriz/Cenografia/Figurino) Assistente de Figurinos para Marcio Vinícius 2014. Realizou Monitora de Teatro nas Oficinas de Iniciação Teatral de Ribeirão Pires. 2002. Membro fundadora do Teatral Rizoma.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/TeatralRizoma/

Anderson Costa. Concluiu curso na Universidade São Judas Tadeu - Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas. 2011; Núcleo de Iniciação Teatral de Ribeirão Pires – Capacitação de Monitores com coordenação de Esdras Domingos – 2004; Núcleo de Iniciação Teatral de Ribeirão Pires – Capacitação de Atores com coordenação de Wilson Julião – 2004; Núcleo de Iniciação Teatral de Ribeirão Pires – Oficinas de Teatro 1999/2000. Ministra aula de teatro desde 2001 nas Oficinas de Iniciação Teatral de Ribeirão Pires. Trabalha como ator e iluminador em diversos grupos teatrais. Membro fundador do Teatral Rizoma.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/TeatralRizoma/

André Prado. Iluminador. Estudante (matrícula trancada) de Rádio e Televisão da Universidade São Judas Tadeu. Técnico de Eletroeletrônica pela Escola Senai Abraão Jacob Lafer; Técnica e Concepção de Iluminação Cênica ministrado pela iluminadora Cibele Forjaz. Realiza Operação, assessoria e criação de Iluminação Cênica. Desenvolvimento de pesquisas técnicas e acadêmicas atinentes à Iluminação Cênica e Luminotécnica. Prestador de serviços regular em Iluminação Cênica da produtora Cult Empreendimentos Culturais (atual administradora dos teatros Teatro Alliance Française, Teatro Vivo, Teatro Fecomércio e Teatro São Bento) no período aproximado de 2003 a 2005. Técnico de Áudio Visual no Teatro Municipal de Mauá de 04/2004 a 02/2008; Coordenador técnico e oficineiro do Centro de Referência da Dança de 08/2104 até o momento.

Blog: http://arca-cidadaosartistas.blogspot.com.br/

 

André Vazzios. Integra o Estúdio Ampla Arena. É artista plástico e designer gráfico. Formado em Técnico em Desenho de Arquitetura pela E.T.E. Júlio de Mesquita. Cursou a FAU-Mackenzie por 5 semestres. Atualmente cursando Produção Multimídia na Universidade Metodista. Professor do CAV São Bernardo do Campo.

Site: http://www.amplaarenaestudio.art.br/

Andréia Daniel. Integra o Estúdio Ampla Arena. É artista plástica e designer gráfica, formada em Artes pela Fainc. Atua como professora de artes.

Site: http://www.amplaarenaestudio.art.br/

 

​Cacá Molgora. Percussionista. Formada em Marketing pela Faculdade Anchieta. Formação para Cinema e Vídeo Escola Livre de Cinema e Vídeo - Santo André.

Carlos Michelon. Da Empresa Panda Eventos. Formado na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Ator, palhaço e contador de histórias.

Site: http://www.panda-eventos.com/

 

​Dalila Teles Veras. Escritora. Poeta. Coordenadora da Livraria e Editora Alpharrabio. Ativista cultural.

Site: http://www.dalila.telesveras.nom.br/

Blog: http://dalilatelesveras.blogspot.com.br/

Débora Bolzan. Fotógrafa. Docente. Radialista. Produtora. Cinegrafista. Universidade Nove de Julho – Uninove – Pós Graduação –Comunicação em Redes Sociais. Universidade Nove de Julho Programa de Formação do Futuro Professor – PFFP Edição 4. Universidade Bandeirantes - Uniban – Gestão e Tecnologia em Rádio e TV. Diversos cursos na Escola Livre de Cinenma e Vídeo.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/usinadeimagens/

 

​Fabrício Zava. Formado em canto popular pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” Tatuí-SP em 2006 e no curso de formação do ator, da Escola Livre de Teatro de Santo André, em 2010. É Artista orientador do projeto Vocacional desde 2014/ Projeto da Prefeitura da Cidade de SP. Professor colaborador da área musical do Teatro escola Macunaíma desde 2013. De 2011 a 2014 fez parte do corpo de mestres da ELT como assistente e mestre de música. Membro fundador da Cia do Mofo e do Grupo Forfé.

Site: http://zava.art.br/

Facebook: https://www.facebook.com/zava.oficial/

Fanny Cabanas. Iniciou a musicalização em 1989 no Conservatório musical André Da Silva Gomes em São Bernardo do Campo . De 1990-95 iniciou estudos de piano clássico  com a professora Eugenia Pukinsk. Em 2002-2005 formação musical pela  Fundação das Artes em São Caetano. Em 2011 participou da oficina para professores, proporcionado pela Prof. Helenice Scapol Villar Rosa.  Em 2012 participou do curso de Harmonia Funcional proporcionado pela Prof. Hannelore Bucher oferecida pelo Conservatório Musical Brooklin Paulista. Leciona Teclado e Piano Clássico e Popular desde 2010. Formação Acadêmica em Psicologia em curso pela Universidade Anchieta, São Bernardo do Campo. Pianista  e tecladista em diversas bandas:  O Bando de Maria’s; Janny e Fanny, entre outras.

Felipe Gomes Moreira. Ator, arte educador, músico e palhaço. Formado na Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP (2006-2011), e pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2000-2003). Integrante do Grupo 59 de Teatro e da Cia Lona de Retalhos.  Foi ator e fundador do Grupo Teatro de Asfalto e trabalhou com diversos coletivos teatrais dentre eles Cia Levante e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos . Trabalhou como arte educador de música na EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística de Santo André (2015) e como mestre de expressão musical na ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2014). Atualmente fez a direção musical, juntamente com Thomas Huszar, do espetáculo  “Histórias de Alexandre” do Grupo 59 de Teatro com direção geral de Cristiane Paoli Quito.

Facebook: https://www.facebook.com/Grupo59deTeatro/

Felipe Pimenta. Ator formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André e pelo Senac-SP. Bacharel e licenciado em Letras pela FFLCH-USP. Atua em diversos grupos teatrais paulistanos e do Grande ABC desde 2000. Professor de teatro e música (violão e flauta doce) para jovens e adultos. Escritor (poesia, contos e crônicas), participa de atividades desenvolvidas por escritores, poetas e dramaturgos. Já trabalhou como iluminador em diversos espetáculos. Fotógrafo amador.​

Fernanda Henrique. Estudou na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) no Núcleo de Formação do Ator, entre 2008 e 2011 e no Núcleo de História do Teatro, com orientação de Antônio Rogério Toscano, entre 2006 e 2010. Participa da Arca – Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas desde 2008, onde atua como produtora cultural e também é a atual diretora financeira da instituição.

Blog: http://arca-cidadaosartistas.blogspot.com.br/

Flávio Serafin. Finalizou a Formação do Ator – (ELT) Escola Livre de Teatro (2003). Atua em espetáculos como ator desde 2000. Fez o curso de Circo na Escola livre de Teatro participando de diversas montagens sob coordenação de Marcelo Milan. É palhaço e contador de histórias. Trabalha como cenógrafo e também com criação de máscaras.  

Humberto Lima. Versado em violão erudito e popular, autodidata em piano popular, formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, educando do curso de Filosofia da Universidade Metodista. Atualmente ministra aulas de música no Colégio Barão de Mauá, é produtor musical da cantora e compositora Helena Elis, do cantor e compositor Henrique Krispim, do grupo Música de Poesia, consultor musical de gravação do Grupo Alma.

Jé Oliveira. Formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André e pelo SENAC-SP, está graduando-se em Ciências Sociais pela FFLCH - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É ator, diretor, dramaturgo e membro fundador do Coletivo Negro.

Blog: http://coletivonegro.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/coletivo.negro.9/

João Paulo Maranho. Cursando Graduação em História da Arte – UNIFESP. Realizou formação de ator na Escola Livre de Teatro de Santo André – SP. Graduou-se em Tecnologia de Processos Gerenciais na Fundação Salvador Arena – Termomecânica. Desenvolveu atividades Profissionais Relacionadas à Monitoria e Coordenação de Projetos: Projeto “Arte na Serra”, das Secretarias de Cidadania e Ação Social e de Educação de Rio Grande da Serra e Projeto de “Oficinas de Teatro”, do Núcleo de Formação Teatral da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires.  Membro fundador do Teatral Rizoma.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/TeatralRizoma/

 

Lennon Thomáz. Formado na Universidade Anhembi Morumbi (licenciatura e bacharelado). Ator. Maquiador. Professor de artes pela Prefeitura Municipal de São Paulo. 

Lica Barros. Formada na Universidade Anhembi Morumbi (licenciatura e bacharelado). Estágio em Iluminação Cênica no Teatro Popular do SESI Santo André 2007/ 2008. Graduação como contadora de histórias com o grupos “Meninas do Conto”  2010. Curso para contadores de Histórias com Toumani  Kouyate – Dez de 2010 Burkina Faso /África. Pós Graduada no curso de Sócio Psicologia – Fespsp/ 2012

Iluminadora. Atriz.

Maria José Gomes Moreira. Costureira. Trabalha para diversos grupos teatrais na confecção de figurinos.

Patrícia Nogueira. Formada na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Atriz, contadora de histórias e circense. Integrou o grupo Pontos de Fiandeiras de 2011 a 2013. Tendo participado da concepção e fundação do grupo, assim como na idealização e criação colaborativa dos projetos "Ponto Segredo. Primeiros Fios", "Roca de Fiar" e "Pé de Conto". Membro fundadora da Cia Mundo de Histórias.

Site: http://ciamundodehistorias.wixsite.com/mund/integrantes

Paulo Serra. Graduando Geografia pela USP. Graduado em Propaganda e Marketing pela FAAP – São Paulo – 2002 . Inglês fluente. Espanhol intermediário. Como baixista toca em diversas bandas: Ataque Soviético; Trietto; The LoveCraft; Skald. Participa com músico do espetáculo “Roca de Fiar” e do projeto de contação de histórias “Pé de Conto” ambos com o grupo Pontos de Fiandeiras, desde 2011.  

Pitty Santana. Natural de Mauá, licenciatura plena em Arte Educação e Bacharelado em Teatro pela universidade Anhembi Morumbi. Trabalha também como músico (teclado, violão, percussão entre outros). Participou de vários trabalhos como ator e músico, como: Figurinha Carimbada, Cabaré da Santa, Guarda Roupa de Histórias, Geração 80, Partida, Meia Sapato e Chulé, Shakespeare Amarrotado, etc. Atua na direção musical de espetáculos teatrais. Participou de alguns grupos teatrais como: Folias D’arte, Teatro da Conspiração, Pocilgas e CIA entre outros. Trabalhou com alguns diretores como: Dagoberto Feliz, Marcio Araújo, Bárbara Bruno, José Renato, Ednaldo Freire, Odilon Wagner, etc. Trabalha como iluminador, cenógrafo e aderecista.

Raifah Monteiro. Formação Acadêmica em Psicologia em curso - Faculdade UNINOVE. Participou de Oficina de Iniciação Teatral, Ritmos Populares e Técnica Vocal. Participou do Núcleo de Formação de Monitores - Centro Cultural Ayrton Senna; Participou do Núcleo de montagem circense - Escola Livre de Teatro. Participou do “Cic Bata” - Espanha - Apresentação artística com o grupo kah-hum-kah; Integrante da “Banda Kah-hum-kah”; “Grupo Toadas a Trovadas” - Música Folcllórica. Professor de percussão em diversos projetos sociais.

 

Renata Régis. Formada na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Atriz e figurinista. Atuou como assistente de figurino de Claudia Schapira na produção de espetáculos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Cia. São Jorge de Variedades e grupo Parlapatões. É fundadora e criadora da grife Las Chicas Tienen Fuego, desde 2002, permitindo que o conceito estabelecido para os palcos fosse colocado em prática nas ruas.

Site: https://fuegodelaschicas.wixsite.com/sitedalaschicas

Facebook: https://www.facebook.com/laschicastienenfuego/

Sandra Jaskonis. Formada em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes. Aderecista. Contadora de história. Dançarina. Professora de dança do Ventro. Integrou o coletivo Narradores de Passagem.

Sérgio Pires. Graduado em Filosofia pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção. Integrou o Núcleo de Dramaturgia, orientado por Luís Alberto de Abreu, e o Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo, orientado por Antônio Araújo, ambos pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Integrou o núcleo de dramaturgos brasileiros em intercâmbio com o ROYAL COURT THEATRE DE LONDRES; realizado pelo British Council. Coordenou a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André e os projetos audiovisuais. Escreve e dirige para teatro.

Vitor Sanches. Guitarrista. Formado em Publicidade e Propaganda na UNINOVE.

 

Só temos a agradecer às fiandeiras e aos fiandeiros pela coragem de empreender este Bordado Coletivo que está se tornando o projeto do grupo.

Aproveitamos para agradecer também às nossas famílias, todos os amigos, artistas que contribuíram com depoimentos, compartilharam materiais de referência, assistiram aos ensaios abertos, ao espetáculo concluso, muito obrigada! 

  • w-facebook